Instalação da Assembleia de Freguesia de Porto Salvo, conforme eleição dos Órgãos Autárquicos de 1 de Outubro de 2017
Quarta-feira, 25 de Outubro de 2017

23 de Outubro de 2017
Discurso do Exmo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo:

Ex. mo Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia cessante
Ex. mo Senhor Presidente de Câmara, Dr. Isaltino Morais
Ex. mos Senhores Autarcas de outras Freguesias aqui presentes
Ex. mos Senhores Membros dos Órgãos Autárquicos cessantes e todos os Autarcas eleitos para a Autarquia de Porto Salvo
Ex. mas Autoridades Civis, Militares e Religiosas, e da Proteção Civil
Senhores Representantes das Associações, Empresas e Coletividades da Freguesia
Ilustres Convidados

Minhas Senhoras e meus Senhores,
As minhas primeiras palavras, como Presidente de Junta reeleito, dirigem-se a todos os porto-salvenses que, através do seu voto e de forma consciente e inequívoca conferiram-nos a legitimidade para o exercício de um novo mandato à frente dos destinos desta Freguesia.
É com elevado sentido de missão, com apreço e imensa humildade que hoje tomo posse neste cargo, por mais quatro anos.
Cresci em Porto Salvo e foi aqui que eduquei os meus filhos. Por isso, Porto Salvo e os porto-salvenses são a minha única razão de ser do compromisso que assumo perante todos vós: a minha inteira dedicação à causa pública, prometendo não frustrar as expectativas que em nós depositaram. O nosso compromisso é trabalhar arduamente, com total dedicação, tal como todos os porto-salvenses esperam.
A todas e a todos os porto-salvenses, desejo manifestar o meu enorme agradecimento por todo o apoio e confiança que constantemente nos têm proporcionado.

Minhas Senhoras e meus Senhores,
Vamos iniciar mais um novo ciclo autárquico, com uma Junta com a experiência acumulada de quatro anos, mais conhecedora dos problemas locais, mais habilitada a ir ao encontro das necessidades das pessoas. É isso que nos move. Foi para isso que fomos eleitos. Esperamos não defraudar as expectativas de todos aqueles que depositaram em nós essa confiança.
Todos sabemos que as Juntas são o órgão autárquico mais próximo dos cidadãos, por este motivo, devemos ter a capacidade de saber ouvi-los para melhor conseguir transmitir todos os seus receios e inquietações, cumprindo-se assim a razão pela qual nós fomos eleitos, ou seja, estar sempre atentos e ao serviço da comunidade, com o único e firme propósito de melhorar a sua vida quotidiana, dando prioridade às pessoas.
A este propósito, permitam-me algumas notas de reflexão sobre o importante papel que as Freguesias desempenham no desenvolvimento local da região: 
É do conhecimento geral que uma Freguesia pode poupar imenso quer em recursos humanos quer em recursos financeiros, através da delegação de competências do Município para as Freguesias. Por isso, tenho defendido a importância, diria mesmo, a urgência da descentralização de competências para as Freguesias mas, sempre acompanhadas dos necessários meios patrimoniais, humanos e financeiros, a fim de se atingirem todos os seus objetivos de forma adequada ao exercício das mesmas.
Neste sentido, afirmo categoricamente, que a Junta de Freguesia de Porto Salvo está bem preparada para receber novas delegações de competências. Por esta razão, atrevo-me a lançar um repto ao Senhor Presidente da Câmara:
Senhor Presidente,
Peço-lhe que olhe para a delegação de competências como algo imprescindível ao bom funcionamento das Freguesias. Permita-me que dê alguns exemplos: No que respeita à limpeza urbana, pergunto se faz sentido que a limpeza de uma rua seja da responsabilidade da Câmara e a rua contígua seja da responsabilidade da Junta. Ninguém consegue perceber. É por esta razão que entendo que a limpeza urbana, bem como os espaços verdes, devem constar das primeiras medidas de alteração da delegação de competências, com os respetivos recursos humanos e meios financeiros. Estou certo que o Senhor Presidente irá tomar tudo isto em consideração, pois o verdadeiro interesse é a Junta de Freguesia trabalhar em total articulação com a Câmara, para que em conjunto seja possível termos um Concelho de excelência. A Junta de Freguesia de Porto Salvo está totalmente disponível para colaborar neste projeto.

Minhas Senhoras e meus senhores,
Há quatro anos atrás, prometemos que Porto Salvo iria sair do marasmo em que se encontrava. Foi o que fizemos. Foi prestado o devido auxílio às necessidades mais prementes desta população. Razão pela qual, foram efetuadas inúmeras obras (as quais me abstenho de enumerar devido ao seu elevado número) mas que são bem visíveis em toda a freguesia, algumas das quais aguardavam há largos anos a sua concretização. 
Desenvolveram-se diferentes ações, tendo em vista o bem-estar e a assistência urgente à população: refira-se a este propósito, a criação do “Gabinete de Psicologia”; do “Gabinete de Ação Social”; abertura de uma “Cantina Social”. Tal como havíamos prometido, o nosso empenhamento na componente social foi uma constante ao longo do mandato. Para nós, as pessoas são o que mais importa!
Mas, não esquecemos o outro lado do quotidiano desta comunidade, ou seja, a parte sócio-cultural e recreativa: Que conta com a participação de todos os clubes da freguesia; as diversas feiras temáticas; as festas de Nossa Senhora de Porto Salvo; o apoio e patrocínio dado a todas as coletividades e clubes da freguesia.

Como disse Gandhi “… o futuro depende daquilo que fazemos no presente”.
Pois bem, nós continuaremos a fazer no presente, construindo assim um futuro melhor.
Hoje, Porto Salvo está melhor! Porto Salvo está mais solidário!
Mas queremos muito mais. Neste mandato, vamos continuar a apoiar o nosso associativismo; queremos alargar a política social com o forte intuito de ajudar as famílias mais carenciadas; queremos ver construídos os espaços verdes cujos projetos foram já apresentados; queremos alargar toda a área cultural e recreativa a toda a população, enfim, vamos continuar a trabalhar em prol desta população para que Porto Salvo seja uma Freguesia onde é possível todos sermos felizes. 
Faço votos para que todos juntos, sejamos capazes de continuar a desenvolver a nossa freguesia e, consequentemente, o bem-estar desta população. 
Antes de terminar, gostaria de partilhar com todos vós esta vitória eleitoral, reiterando os meus sinceros agradecimentos.
Manifestar, também, um agradecimento muito especial a todas as pessoas que integraram a minha lista de apoio que, independentemente da sua orientação política, muito me honraram com o seu inestimável apoio.
Por fim, um especial agradecimento a todas e todos os porto-salvenses que, ultrapassando as diferenças partidárias, acreditam em nós e no nosso trabalho.
A todos, bem hajam!
Viva Porto Salvo!



  Galeria de Fotos

(Clique numa foto para aumentar)