Locais de Interesse

Home / Locais de Interesse

Locais de Interesse

Casa das Letras

A Casa das Letras, ou Casal do Inverno, construção com características rurais de pequenas dimensões, ocupou desde sempre uma posição de relevo no Bairro da Lage, devido à sua localização privilegiada.

Devido às intempéries e à falta de manutenção, o edifício encontrava-se em avançado estado de degradação, carecendo da elaboração de um projecto que lhe devolvesse a dinâmica que outrora teve.

A proposta adoptada, apesar de adoptar linguagens contemporâneas, procurou a integração de elementos que perpetuassem a memória do antigo edifício.

O projecto foi concebido de modo a que a sua utilização possa ser bastante abrangente, criando-se espaços amplos que permitam o desenvolvimento das actividades promovidas pela Associação Cultural da Ribeira da Lage.

No que respeita ao arranjo de espaços exteriores, o projecto contemplou a sua organização com acessos, circulação pedonal, espaços de estadia e zonas de enquadramento, de forma a estabelecer um equilíbrio coeso entre o interior e o exterior do equipamento.

A “concretização de um sonho que a associação alimentava há mais de uma década.”de acordo com as palavras que Virgílio Reis, presidente da Associação Cultural e Recreativa da Ribeira da Lage, na sua inauguração em 09.12.2007

Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo

A Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo fundada em 15 de Novembro de 1914, é detentora de um rico historial, que por vezes se confunde com o da terra que o viu nascer.

A história da SIMPS, dispensa por vários documentos, está sobretudo gravada na memória daqueles que trabalham para a colectividade, em prol do interesse da comunidade envolvente. Não existe portanto, um documento único do rico historial da SIMPS.

Este tem sido o acumular das sucessivas direcções que ao longo dos anos tem gerido esta casa. Para tal será muito difícil escrever a história de SIMPS, falta-nos capacidade para tanto e os dados disponíveis estão gravados na memória dos mais antigos.A SIMPS foi fundada inicialmente sob a designação de Grupo Musical Recreativo Portosalvense. Tomou, em 1931, o nome de Grupo de Instrução Musical de Porto Salvo.

Em 25 de Novembro de 1934 foi inaugurada a primeira Escola Primária da localidade, construída pelos sócios da SIMPS, com o apoio do Governo Civil de Lisboa.

Em 1936, durante a Exposição Industrial, Agrícola e Pecuária de Oeiras exibiu-se o Rancho da Desfolhada, cujo poema é representativo da Sociedade e incluso na brochura.

Ao longo dos anos, a SIMPS tem participado em numerosos eventos, que vão desde a inauguração da luz eléctrica em Porto Salvo, á da carreira de autocarros entre Paço d`Arcos – Porto Salvo – Cacem, bem como de outros nas localidades vizinhas.

Em 1941 foi inaugurada a actual sede com o seu salão de baile, onde actuou pela primeira vez o Conjunto da SIMPS, de nome ” O SÓLIDO”.

Durante a sua existência, a SIMPS tem desenvolvido várias actividades. A Música tem sido a sua primeira razão de ser, contudo outras há que têm tido grande importância, como o Ténis de Mesa e o Andebol, fundado em prol de Porto Salvo e dos nossos associados. É todo um conjunto de trabalho constante, herança dos seus fundadores e destinado às gerações futuras, em nome de Porto Salvo e da SIMPS.

Grupo Cultural de Vila Fria

O Grupo Cultural de Vila Fria iniciou a sua actividade na Festa de Nª Srª Imaculada Conceição, a 08 de Dezembro de 1982, no entanto, teve origem numa festa de encerramento de catequese organizada em Junho desse ano na qual foram representadas pequenas peças de teatro e algumas danças populares.

Em 06.02.1984 foi lavrada escritura e os seus estatutos foram publicados no Diário da República a 02.03.1984.

O rancho adquiriu a denominação de “Os Rancheiros” devido a uma tradição centenária que entretanto se perdeu. Os rancheiros, ou romeiros, eram grupos de pessoas que se deslocavam em romaria à igreja de Nª Srª de Porto Salvo dançando e cantando as modas da sua terra.

O seu repertório apresenta danças e cantares de todo o país e os trajes representam as diversas regiões de Portugal.

Desde a sua fundação o rancho folclórico é ensaiado pela Dna Odete Varanda, que tem sido a força e a alma deste rancho.

O Rancho tem actuado de Norte a Sul do país, sendo uma habitual presença em diversos festivais de folclore.

Em 1997 deslocou-se em digressão aos Açores onde actuou em várias ilhas do arquipélago, em 1998 foi um dos ranchos convidados para participar na Exposição Mundial de Lisboa, em 1999 participou na Gala Internacional de Folclore de Mangualde e em 2001 organizou a Iª Gala Internacional de Folclore de Vila Fria. Participou ainda no anúncio publicitário “Ligue” da Antena1, ilustrando a música popular portuguesa.

A actividade do Grupo Cultural de Vila Fria não se resume apenas ao seu rancho folclórico, participa anualmente no Desfile de Marchas Populares do Concelho de Oeiras e tem ainda em actividade vários “atelies” de dança, canto, musica e ginástica. Participa anualmente na Mostra de Teatro Amador do Concelho de Oeiras, com o seu grupo cénico “Oficina de Teatro”.

Durante todos estes anos a associação funcionou em instalações cedidas por diversas entidades oficiais e particulares. Em dia 07 de Julho de 2000, o Senhor Dr. Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, inaugurou a nova sede social desta associação, cuja construção foi totalmente financiada por esta edilidade.

Clube Recreativo e Desportivo Leões de Porto Salvo

Com o desenvolvimento urbanístico na década de sessenta do século passado, em virtude do programa da “autoconstrução”, e consequente aumento demográfico, surgiu a necessidade da criação de um Clube de índole polivalente. Assim, e através da união de um pequeno número de cidadãos – Fernando Vicente, João Narciso Beira-Mar e Joaquim Maria dos Santos, dão-se os primeiros passos no ano de 1970, começando por atribuir o nome à futura instituição – “Clube Recreativo Leões de Porto Salvo”. A sua atividade iniciou-se numa singela cave, localizada na rua Eng.º Arantes de Oliveira. 

O Futsal é uma das suas modalidades mais reconhecidas, respeitadas e conceituadas. Contudo, a Patinagem Artística, já com atletas medalhadas em campeonatos europeus e mundiais, constitui-se igualmente como um motivo de legitimo orgulho. Possui ainda Pesca Desportiva, Atletismo, Xadrez e Karaté. 

A sua atual sede desportiva, inaugurada em Setembro de 2006, constitui-se como uma das peça de arquitetura contemporânea, de maior bom gosto, existentes em Porto Salvo. A parte que é centro social tem mais de 400 m2, e conta com um salão nobre polivalente de 150m2, receção, ludoteca, sala de sócios e várias áreas administrativas. O Pavilhão é composto por uma nave central multiusos, onde os 800 lugares sentados de bancada, estão também vocacionados para espetáculos.