Gabinete de Apoio e Acompanhamento Social (GAAS)

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O  fenómeno da exclusão social é muito visível na sociedade atual. Consciente destas fragilidades sociais, a Junta de Freguesia de Porto Salvo disponibiliza, através do Gabinete de Açao Social,  o Gabinete de Apoio e Acompanhamento Social (GAAS).

O QUE É O GAAS?
Um serviço de primeira linha, que visa apoiar as pessoas e as famílias na prevenção e/ou reparação de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e, em certos casos, actuar em situações de emergência.


Objetivos

– Minimizar as debilidades sociais, económicas e culturais da população carenciada da freguesia de Porto Salvo;
– Reduzir o número de pessoas em situação de pobreza extrema;
– Desenvolver competências nos indivíduos sociais e economicamente desfavorecidos e fomentar a sua inclusão social;
– realizar a análise e o diagnóstico dos casos sociais detetados, bem como o seu encaminhamento de forma integrada junto das parceiras locais que têm por missão a intervenção dos grupos socialmente vulneráveis.

1 – Atendimento Social:
– Dar a possibilidade às pessoas de colocarem os seus problemas e serem orientadas e aconselhadas mediante recursos que existem para suprir os problemas detetados, fazendo o diagnóstico e a proposta de intervenção;
– Sinalizar, encaminhar e acompanhar os indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social: sinalizar situações de pobreza e exclusão social com a realização de visitas domiciliárias e respetiva avaliação e diagnóstico social de agregados familiares, prestar o devido apoio no âmbito da competência da autarquia e/ou disponibilizar a devida orientação e encaminhamento para as entidades/instituições competentes na área de apoio a descoberto;
– Promover a melhoria das condições de vida;
– Informar e garantir os direitos pessoais;
– Promover a reinserção social.

2 – Acompanhamento psicossocial no domicilio:
Trabalho direto com as famílias. Baseado num modelo centrado na família e utilizando uma intervenção sistémica, pretende-se:
– Aumento das suas competências pessoais e sociais;
– Aprendizagem de aptidões;
– (Re)construção de valores;
– Identificação das potencialidades e pontos fortes;
– Facilitação de tarefas, orientando as famílias na melhoria das condições de vida;
– Prevenir evolução de situação de risco.

Horários de Atendimento:
Terças e Quintas: 9h às 12h e das 14h às 17h


Marcação de Atendimento de Segunda a Sexta:
Faça a sua marcação através do telefone 214 213 672*, todos os dias das 09H00 às 16H30.
*(Custo da Chamada para a Rede Fixa Nacional)