CAMPANHA ANSR – VAIJAR SEM PRESSA

CAMPANHA ANSR – VAIJAR SEM PRESSA

Mais uma vez a Junta de Freguesia de Porto Salvo se associa á Autoridade Nacional  de Segurança Rodoviária na Campanha ” Viajar se Pressa”.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização, a campanha decorre de 3 a 9 de outubro, com ações de fiscalização e sensibilização em Lisboa, Évora, Leiria e Setúbal.
Tem por objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável mais de 60% das infrações registadas.
Sabia que ⁉️

Velocidade estreita o campo visual.
A uma velocidade de 130 km/h, o campo visual é de apenas 30 graus, o que atrasa a deteção de riscos, reduzindo a capacidade de reagir atempadamente.

Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece. Em 50% das colisões, o veículo não tem tempo de parar. É por este motivo que é tão importante manter a distância de segurança: a distância total percorrida pelo veículo desde que o condutor se apercebe do perigo até que que consegue imobilizá-lo, evitando a colisão.

Quanto maior a velocidade, mais graves são os danos. A 30km/h, a probabilidade de um atropelamento resultar em morte, é de 10%. A 50km/h, esta probabilidade aumenta para 80%. E a 70 Km/h, a morte do peão é certa.
O nosso corpo não está preparado para o embate.

A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais. VIAJE SEM PRESSA!

Cerca de 60% das infrações são referentes a excesso de velocidade.

Praticar velocidades moderadas significa partir com vantagem perante uma situação de perigo.

Opte pela Vida!

Aqui por si!
🟡🔵