Instituições | Clubes/ Associações

Home / Instituições | Clubes/ Associações

Consulte aqui as principais Associações residentes na Freguesia de Porto Salvo.

Contacto: 214217780
PRACETA DA ALDEIA DO MEIO, 10 1ºESQ.
2740-006 PORTO SALVO

 

Corria o ano de 1945 quando alguns elementHistória do ACPSos do extinto Clube “Os Estrelas” decidiram formar um novo Clube a que chamaram “Os Unidos”, que viria em 20 de Junho de 1948 a ser o actual Atlético Clube de Porto Salvo.

Esses fundadores, que presumivelmente seriam 18, instalaram-se com a primeira Sede na Rua João Rosado, tendo mudado posteriormente para outra ainda na mesma rua, local que actualmente está em vias de demolição.

Novamente nova alteração da Sede para a Travessa do Escondidinho. Em 1975 quando um grupo de sócios devido às poucas condições que o Clube dispunha em termos de instalações, decidiu por afinidade ao Clube, instalar  a Sede na Rua Conde Rio Maior, derivado às excelentes condições que este edifício dispunha para Sede deste digno Clube. Mesmo tendo em conta todo o tipo de obras de beneficiação necessárias, com objectivo de servir melhor aos sócios e aos seus atletas.

Actualmente o A.C.P.S. movimenta Equipas de Pré-Escolas, Escolas, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Séniores a praticar Futebol Federado e 20 praticantes na modalidade de Atletismo Amador.

 


Dentro do espírito de esforço e dedicação ao Clube, ao longo dos anos, é justo salientar o nome do sócio e antigo Director Martins de Oliveira, a quem se deve a recuperação do espólio e parte da história do Clube.

Para evitar possíveis lapsos, a Direcção solicita aos sócios que tenham conhecimentos sobre o historial do Clube o favor de dar os esclarecimentos para melhor informação.

Lista de Sócios Fundadores do A.C.P.S.
– Alberto de Leião 
– António Batista
– António Maria
– Armando Almeida
– Carlos Matos
– Feliciano Farinha
– Fernando Cunha
– Furtuoso Rosa
– Jacinto Filipe
– Júlio Raposo
– Júlio Rosa
– Júlio Tomás
– José Matias
– Ludgero
– Manuel António
– Octávio Gomes
– Rafael Assis
– Silvino Batista

O Clube Desportivo Juventude União de Vila Fria foi oficialmente fundado a 25 de Abril de 1981, por Inocêncio Barata, André Quarenta, Álvaro Ferro, Vítor Mendes e António Pereira. Atualmente a sua sede encontra-se adjacente aos balneários do Campo do clube.

Tendo no futebol a sua área de atuação, o Clube Desportivo de Vila Fria tem sido um verdadeiro viveiro de novos talentos, de onde têm saído atletas para Clubes verdadeiramente considerados.

Nos meados dos anos sessenta começou a ver-se crescer nos terrenos adjacentes a Porto Salvo, onde não havia ruas, redes de água ou luz eléctrica, mas lama e lixeiras dispersas, um bairro de modestas vivendas construídas em terrenos comprados a preços módicos alguns mesmo cedidos gratuitamente pelo Sr. Fernando Sabido. Casas construídas a pulso, com o suor do próprio rosto ou com a colaboração de amigos. Esta urbanização ficou conhecida como Bairro Auto Construção.

Com o crescimento deste Bairro, aumentou a população e a necessidade de criar espaços de diversão, descontracção e de entretenimento para as crianças, pois lutava-se com falta de escolas, creches e jardins de infância. Transportes nem pensar, pois até os táxis se recusavam a entrar no Bairro. Assim, surgiu e cresceu a necessidade de lutar por um espaço onde a diversão, a amizade e o convívio minorassem o sofrimento da luta do dia a dia.

ALGUNS DADOS CRONOLÓGICOS

1970

– Um grupo de moradores realiza festas, jogos de rua, bailaricos e futebol onde hoje é o largo do Comércio e a vivenda do Sr. Cruz. Seguem-se reuniões na cave do Sr. Joaquim, onde foram dados os primeiros passos para a fundação deste clube.

A este grupo junta-se o “Pessoal dos Talhos”. surge um Clube cujos primeiros sócios foram Fernando Vicente, João Narciso Beiramar Barbosa e Joaquim Maria dos Santos que, embora com simpatia por diferentes clubes das mais variadas cores, concordaram em lhe chamar “CLUBE RECREATIVO LEÕES DE PORTO SALVO”.

– Com grande vontade e empenho de um reduzido número de sócios, juntam-se-lhe outros, tais como: Diamantino Santos Mendes, Carlos Esteves Figueira, Helmo Leote das Neves, António Lopes, Francisco José M. Maciel, Francisco Guerreiro Gervásio, Sérgio Correia Mourato, Carlos Boavida Guerra, Avelino Santos Cabete, João Manuel Carvalho dos Santos, Fernando Manuel Vilhena Rito, Adolfo José Oliveira Malaco, José Conceição Proença, Jaime Marques Aparício. O clube foi-se tornando mais adulto. (Obs: alguns elementos foram fornecidos pelos sócios).

– Lutando sempre com dificuldades conseguiu-se através de rifas quermesses e rebuçados, angariar fundos para pagamento da renda de uma cave localizada na Avenida Engº Arantes de Oliveira 36-A, no valor de dez mil escudos. Estava encontrada a sede do clube.

1971
– Criaram-se os estatutos do Clube. Com o apoio de todos promoviam-se festas infantis pelo Natal, as festas da povoação, sempre em estreita colaboração com os Clubes da área da freguesia e do Concelho. Nasce a equipa de Atletismo. A equipa de futebol de 11 jogava no campo do Atlético de Porto Salvo e em locais onde era convidada a participar.

1981
– 9 de Junho os pescadores inscrevem-se na Federação Portuguesa de Pescas, cuja primeira participação foi nas Festas da Cidade de Lisboa, a 13 de Junho do mesmo ano, no Sport Lisboa e Campolide onde conquista o Trofeu “Mãe das Taças”.
– À medida que a povoação cresce surgem novos sócios e com eles surgem novas ideias e novas modalidades – Andebol, Ténis, Xadrez, Damas e outras que procuram ocupar os tempo livres de miúdos e idosos, que a pouco e pouco começaram a aparecer.

1987

– Após várias tentativas e longas conversações com a Câmara Municipal de Oeiras é assinada a escritura de cedência do terreno 5000 m2 para as futuras instalações desportivas, em 14 de Agosto.

1989
– É dado o nome – Dr. Isaltino de Morais – ao Complexo Desportivo composto por balneários, ringue e bar.

1990
– É “dado o pontapé de saída” para a iluminação do ringue com a ajuda das Juntas de Freguesia de Oeiras e Barcarena e CMO.
– Surge a modalidade de futebol de cinco.

1992
– Dá-se continuidade às obras, o Clube comparticipa com 1500 contos. Graças à colaboração da CMO ficam reunidas as condições mínimas para a prática do futebol.
– Inscrição do CRLPS na Associação de Futebol de Lisboa com o nº. 3274. Primeiras equipas federadas nos escalões de Infantis, Juniores e Seniores femininos.

1993
– Inscrição na AFL dos Escalões de Iniciados e Juvenis Masculinos. Nesta época Juvenis e Seniores Femininos sobem à 1ª Divisão Distrital.

1994
– Depois do Boletim Informativo “O RUGIDO” os Leões editam um Jornal “Regional Local” com o mesmo nome. O nº.0 sai no dia 1 de Abril.

1995
– Ginástica e Karaté dão os primeiros passos. É criado o escalão sénior masculino do futebol de cinco.

1996
– Iniciados Campeões Distritais da AFL.
– Inaugurada pelo Presidente da CMO, Dr Isaltino Morais, a 1ª. Feira do Livro Usado. Surge o teatro infantil que apresenta a peça “O macaco do rabo cortado”. Iniciam-se várias exposições na sede do Clube por protocolo com o Paço de Artes.
– Elementos do Clube galardoados com Menções Honrosas do Prémio de Espírito Desportivo.

1997
– Inaugurada a vedação do recinto do clube. Escolas são Campeões Distritais da Associação de Futebol de 5. 1º Lugar na 2ª Div. de Pesca Desportiva. Atleta seleccionada pela Associação Nacional de Pesca Desportiva para representar a Selecção Nacional. Renasce a Secção de Atletismo.

– No final do ano apresentámos a Candidatura para a comparticipação do Estado na construção do Polidesportivo coberto do C.R.L.P.S. – um grande sonho por concretizar e uma enorme necessidade por colmatar.

– Dávamos, assim, os primeiros passos.

1998
– Aprovação e publicação em Diário da República dos novos Estatutos do Clube- os antigos datavam de 1971.
– Reforço material e reestruturação da área administrativa.
– Cobertura das bancadas do ringue.
– Recuperação de jardins junto às instalações do ringue.
– Instalação da TvCabo (com Sport Tv) no Bar do Clube.
– Participação pela 1ª vez na Comissão Organizadora das Festas de Nossa Senhora de Porto Salvo.

1999
– Organização e reestruturação do arquivo do Clube.
– O Clube passa a ter escrita organizada elaborada e fiscalizada por um Técnico Oficial de Contas.
– Um atleta da nossa Secção de Pesca, Urbano Rodrigues, sagra-se Campeão Mundial de Nações.
– Organizámos, pela 1ª vez, as Férias Desportivas, um programa de ocupação de tempos livres durante o mês de Agosto em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras.

2000
– Obtenção do Estatuto de Utilidade Pública.
– Aquisição de uma carrinha (Hyundai) de 9 lugares para transporte de atletas.
– Um atleta da nossa Secção de Pesca, Urbano Rodrigues, na Selecção Nacional.
– Equipas de Futsal de Infantis e Juniores Masculinos Campeões Distritais.
– Realiza-se o Iº Encontro de Colectividades do Concelho de Oeiras, no qual integrámos duma forma proactiva a Comissão Organizadora.
– Conquista do 8º lugar por Clubes em Atletismo na Corrida das Localidades da Câmara Municipal de Oeiras.

2001
– Desenvolvimento do nosso site :www.leoesdeportosalvo.pt
– A nossa Secção de Pesca alcançou, por equipas, um honroso 3º lugar na 1ª e 2ª Divisão Nacional.
– André Cunha e João Fortunato sagram-se campeões e vice-campeões do Escalão de Juvenis e Ana Rebelo Campeã Regional de Senhoras.
– 9º lugar por Clubes em Atletismo na Corrida das Localidades da Câmara Municipal de Oeiras a par com a sagração da nossa atleta Jennifer Campos como Campeã de Benjamins Femininos.

2002
– Ana Rebelo conquista o 8º lugar (Individuais) no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva.
– Somos, presentemente, o único clube nacional com todos os Escalões de Futsal inscritos na Associação de Futebol de Lisboa.
– O Clube conta com a participação e o carinho de mais de 200 atletas só na modalidade de Futsal, respectivamente nos seguintes Escalões Federados:

* Escolas Masculinos * Infantis Masculinos * Iniciados Masculinos * Juvenis Masculinos *Juniores Masculinos * Seniores Masculinos * Juniores Femininos * Seniores Femininos.
– 10º lugar na Corrida das Localidades da Câmara Municipal de Oeiras.

2003
– Instalação de bancadas e vedação novas no Ringue.
– A 1ª Fase da candidatura para a comparticipação do Estado na construção do Polidesportivo coberto do C.R.L.P.S. foi aceite e, assim, após a aprovação pela Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território passámos à 2ª Fase desta candidatura.

2004
Maio:
– Assinatura do Contrato de Financiamento para a construção do novo Edifício Sede e Pavilhão Desportivo, entre o Clube e as seguintes entidades, Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Presidiu a esta sessão, a Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dra. Teresa Pais Zambujo. Também presente como principal entidade financiadora do referido complexo social e desportivo.

Junho:
– Lançamento do Concurso Público da Empreitada de Construção do novo Edifício Sede e Pavilhão Desportivo do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo.

Julho:
– Abertura das propostas do referido concurso público            

Setembro:
– Adjudicação da obra de Construção do novo Edifício Sede e Pavilhão Desportivo do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, ao concorrente Construtora UDRA

Dezembro:
– Início dos trabalhos de Construção do novo Edifício Sede e Pavilhão Desportivo do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo.

Obra que tem um prazo previsto de construção de 18 (dezoito) meses.

2005

Janeiro – Início dos trabalhos de construção do novo Complexo Desportivo e Social dos Leões de Porto Salvo, com um prazo de construção previsto de 18 meses.

Maio – É assinado o Contrato Programa com a CMO, relativamente à construção do novo Edifício Sede e Pavilhão Desportivo, onde fica definida a comparticipação financeira a ser atribuída pela CMO, assim como as obrigações da colectividade perante a edilidade.

Junho – As nossas Seniores Femininas de Futsal sobem á 1ª Divisão Distrital. Os Iniciados Masculinos conseguem obter uma classificação, que permite disputar na época de 2005/06, o campeonato distrital da 1ª divisão.

Agosto – Início da época 2005/06 da modalidade de Futsal, o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo continua a ser o único Clube em Portugal que participa nos respectivos campeonatos, com pelo menos uma equipa por escalão federado.

Setembro – Abertura duma nova secção desportiva, a de Patinagem Artística.

O atleta de Futsal, João Ferreira é distinguido na Gala do Desporto da CMO, com o prémio de Espírito Municipal Desportivo do Concelho de Oeiras. Durante o mesmo evento, o nosso ex-dirigente António Alves Nova, recebe o prémio de Dirigente Associativo.

A nossa patinadora Liliana Andrade sagra-se Vice-Campeã Europeia de Seniores da modalidade, em prova realizada de 21 a 24 de Setembro em Pádova-Itália.
campe

Outubro – A nossa equipa de Pesca Desportiva obtém o título de campeã Regional de Clubes da Associação de Pesca de Lisboa, no fim de semana de 1 e 2 de Outubro.

Novembro – A nossa patinadora Liliana Andrade, em representação da Selecção Nacional Portuguesa disputou o Campeonato do Mundo de Patinagem Artística que se realizou de 21 a 27 de Novembro em Itália e sagrou-se Vice-Campeã do Mundo, na variante de Combinado.

2006

Maio – Durante o Mês de Maio decorreu uma vez mais a Corrida das Localidades, organizada pelo Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, integrada no Troféu organizado pela Câmara Municipal de Oeiras. Este evento contou com a participação de mais de 300 atletas, distribuídos por 12 clubes do concelho de Oeiras.

Junho – O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo foi a instituição seleccionada para representar a Junta de Freguesia de Porto Salvo nas Festas do Concelho de Oeiras que decorreram durante o mês de Junho.

O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo sagrou-se Campeão Distrital da 1ª Divisão de Seniores Masculinos e Campeão Distrital da 1ª Divisão de Iniciados, para além de diversos honrosos lugares nos outros escalões de competição de Futsal.

Julho – Os Leões de Porto Salvo tiveram uma vez mais uma participação activa na organização das Festas em Honra da Nossa Senhora de Porto Salvo.

Agosto – Durante todo o mês de Agosto decorreram as Férias Desportivas 2006 dos Leões de Porto Salvo, na Escola Primária Nº3, na vila de Porto Salvo. O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo continua assim a apostar no combate às chagas sociais existentes no Concelho durante o período de férias escolares.

Setembro – Foram inauguradas as novas instalações dos Leões de Porto Salvo em 16 de Setembro.
A cerimónia foi presidida por Sua Excelência, o Senhor Ministro da Presidência, DrºPedro Silva Pereira.
O acontecimento, contou ainda, com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, DrºIsaltino Afonso de Morais e de todo o seu executivo, assim como o da Junta de Freguesia de Porto Salvo.
O Complexo Social e Desportivo é considerado o Melhor e Maior do Concelho de Oeiras.

O Novíssimo Complexo Social e Desportivo dos Leões de Porto Salvo foi a entidade escolhida para receber a Gala do Desporto 2006 da Câmara Municipal de Oeiras, onde estiveram presentes mais de 600 convidados e onde foi condecorado entre outros o vice-presidente do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, Sr. António Castanheira com a atribuição do Prémio Noronha Feio.

Outubro – Com a inauguração do Complexo Social e Desportivo dos Leões de Porto Salvo, iniciaram-se novas actividades, Escolinhas de Futsal, Patinagem Artística. É de realçar, o enorme sucesso sobretudo nas Escolinhas de Futsal e na Patinagem Artística, o que muito orgulha o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, já que este é e será sempre um Clube de Formação.

Novembro – O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, acolheu a realização do Campeonato da Europa de Corfebol Sub 21, durante o período 5 a 12 de Novembro.
Durante estes dias nove selecções representativas de nove países diferentes disputaram o título Europeu da modalidade.

Os Leões de Porto Salvo ultrapassarm a barreira dos 1000 Sócios.
Este facto vem confirmar a esperança de todos os órgãos directivos desta Colectividade, num futuro promissor e recheado de êxitos.

Durante o mês de Dezembro de 2006, diversos eventos decorreram no nosso Pavilhão promovidos e da responsabilidade da Câmara Municipal de Oeiras, Almoço de Natal dos Idosos do Concelho e o Almoço de Natal de todos os seus colaboradores.

2007

Decorreu no nosso pavilhão a 20 de Janeiro, um sarau de Patinagem Artística promovido por esta secção, onde participaram todos atletas dos Leões de Porto Salvo, tanto de competição já medalhados, como os principiantes, agraciando uma plateia de mais de 1000 convidados com imagens deliciosas de movimento e execuções originais de cada escalão.
Contou com a participação do Campeão do Mundo Luca d` Alisera.

A 18 Fevereiro, promovemos um concurso de máscaras infantis alusivas ao Carnaval, onde contamos com a ajuda dos nossos directores mais jovens e de atletas das diversas secções que constituíram um júri divertido para atribuição das classificações.

Foi no dia 10 de Março que fomos visitados pela Selecção Nacional de Deficientes de Futsal que escolheu o nosso pavilhão para disputar um jogo, o que chamou bastantes sócios e utilizadores habituais, e não só, ao nosso Clube, para poderem ver esta equipa em actuação.

Dia 25 de Abril, a secção de Futsal promoveu um torneio dos mais jovens escalões do Clube, os Escolinhas. O torneio foi renhidamente disputado por aqueles que nele participaram apesar da sua tenra idade.

Foi no dia 1 de Maio, que tivemos a honra de receber no nosso Complexo, a Selecção Nacional de Patinagem Artística para efectuar os seus habituais treinos de preparação, tendo sido um deleite para os mais jovens patinadores assistirem à actuação de atletas já conceituados nesta modalidade.

Novamente, a 6 de Maio realizou-se mais um Torneio de Futsal de Escolinhas para que pudessem demonstrar, agora perante equipas convidadas a sua curta aprendizagem da modalidade.

Dia 27 de Maio, foram os Festejos de Aniversário do CRLPS que decorreram com exibição de jogo de Futsal dos Escolinhas, exibição dos atletas de Patinagem Artística, exposição de pintura e lanche de confraternização de todos os atletas.

Realizou-se também neste dia o Grande Prémio de Atletismo dos Leões de Porto Salvo, integrado no Troféu das Localidades da CMO, este evento teve a presença dos convidados especiais, Professor Fonseca e Costa e do agora Campeão do Mundo, Nélson Évora.

Realizou-se nos dias 2 e 3 de Junho, o Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores de Patinagem Artística no nosso pavilhão, que movimentou desde juízes, organização, atletas de todo o pais, convidados e público, mais de 2000 pessoas, ao longo de todo o fim de semana, tendo sido bastante importante para a divulgação da modalidade, a sua realização para o nosso Clube.

No mês de Junho, tivemos a realização da Festa de Aniversário dos 80 anos do SMAS de Oeiras, no nosso pavilhão.

15 e 16 de Junho Torneio de final da época de Escolinhas de Futsal do CRLPS, seguido de jantar de confraternização no nosso restaurante Bar dos atletas e familiares.

30 de Junho e 1 de Julho Torneio de Futsal aberto a todas as equipas que promoveram a sua inscrição com atribuição de prémios finais.

Disputou-se o Campeonato de Patinagem Artística em 7 e 8 de Julho, Torneio Jovem APL B, de Infantis Cadetes, Juvenis e Iniciados tendo decorrido com muita animação, e participação sendo muito apreciado pelo público que assistiu à sua realização e tendo sido atribuídas importantes classificações para os atletas participantes.

De 1 a 31 de Agosto, decorreram as Férias Desportivas 2007, no nosso pavilhão, frequentadas por mais de 90 jovens com idades compreendidas (entre os 6 e 16 anos), que praticaram futsal, basquete, ping-pong, jogos diversos lúdicos e psicomotores, e aulas de pintura e desenho, tendo sido retiradas fotos de alguns trabalhos que estão no nosso site.

Em Setembro, iniciaram-se no nosso Complexo Social e Desportivo as filmagens da 5ª série infantil “Morangos com Açúcar”.

Anos de 2008 e 2009

O ano de 2008 na vida do nosso Clube, ficou marcado pela consolidação de um conjunto de medidas e formas de estar que nos vimos obrigados a adoptar, essenciais a um crescimento e desenvolvimento saudável e sustentado, em 2009 e em função destes novos desafios, com novas e mais exigentes responsabilidades, vamos construindo para atingir uma estabilidade e ponto de equilíbrio, tanto na gestão como na convivência com atletas e utentes que nos frequentam.

Pesca Desportiva

Na Pesca época 2008/2009 podemos destacar a participação no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Pesca Desportiva de Mar, tendo obtido o 3º lugar por clubes, o que deu direito aos Leões de porto Salvo, na próxima época disputarem o Campeonato da 1ª Divisão de Pesca Desportiva do Mar. 

No Campeonato Regional de Mar da 1ª Div. 2009, obtivemos um Vice-Campeão, o José Cupido e mais dois atletas classificados nos 10 primeiros lugares desta competição. 

6meiamaratona

Ainda, a nível colectivo vários troféus em outras provas inter-clubes disputadas ao longo de 2008/9.

Em termos individuais, destacamos dois atletas actualmente no Campeonato Nacional 1ª Divisão e o nosso atleta Fernando Nunes, que representou a selecção Nacional no Campeonato do Mundo, tendo-se sagrado Vice-Campeão do Mundo.

Foi realizada a 6ª Meia-Maratona de Pesca de Mar dos Leões de Porto Salvo, na praia de Stº Amaro de Oeiras, que contou com a participação de mais de 80 inscritos distribuídos por mais de 40 equipas.

Futsal

São já mais de 240 os atletas federados e mais de 30 não federados, que praticam a modalidade “rainha” da nossa Freguesia e que semanalmente disputam os diversos campeonatos dos respectivos escalões.

No ano 2007/2008 conquistamos dois títulos de campeões distritais, no escalão Seniores Masculinos conseguindo a subida à 3ª divisão nacional, e em Juniores Masculinos, tendo ganho o direito a disputar a fase final nacional. Fomos ainda vice-campeões em Iniciados, o que atesta a qualidade do trabalho que há vários anos vimos fazendo.

A época 2008/09, foi igualmente rica e frutuosa nesta modalidade, como se pode atestar pelos resultados desportivos obtidos.

Fomos assim campeões Distritais, nos escalões de Seniores Femininos e de Infantis Masculinos e Vice-Campeões Distritais de Juvenis.

Classificações na época 2008/2009

Seniores Masculinos: disputamos pela 1ª vez uma prova nacional, a 3ª Divisão Nacional de Futsal, facto inédito e estivemos à porta da subida de Divisão, perdendo essa possibilidade na disputa do último jogo da época;
Juniores Masculinos: Disputamos o Campeonato Distrital da 1ª Divisão e obtivemos um excelente 3º lugar;.
Juvenis Masculinos: Vice-Campeões da 1ª Divisão Distrital;
Iniciados: Disputamos o Campeonato da 1ª Divisão Distrital;
Infantis: Campeões da 1ª Divisão Distrital;
Escolas: 7º Classificado da 1ª Divisão Distrital;
Seniores Femininos: Título de Campeãs da 2ª divisão distrital e a subida à 1ª Divisão Distrital;
Juniores Femininos: 3º Lugar na fase final da 1ª Divisão Distrital

Importante salientar o ressurgimento do escalão de Veteranos, constituído essencialmente por antigos atletas que encontram aqui uma forma de continuarem a prestigiar o desporto que amam, a par de um convívio salutar.

Em Junho, realizou-se o Torneio de Escolas/Escolinhas de Futsal integrado nas Festas do Concelho de Oeiras em que foi gratificante para todos os que assistiram, ver a disciplina e a motivação que esta modalidade provoca nos nossos atletas mais pequeninos, que já apresentaram orgulho e disciplina pela camisola que vestem.

Para além destes eventos, quase todos os escalões de Futsal, após os jogos oficiais terminarem, participaram em Torneios, onde os Leões de Porto Salvo são sempre convidados, pela sua forma correcta com que se apresentam e pelo “fair-play” que demonstram e que fazem parte da sua educação como jogadores deste clube. Temos que nos honrar sempre dos resultados conquistados nestes torneios, colocando-nos sempre nos primeiros lugares.  

Patinagem Artística

Contou com mais de 75 atletas, que conquistaram individualmente e para o Clube diversos resultados dignos de destaque.

A 23 Maio de 2008 realizou-se o Torneio de Bambis, que contou com a presença das nossas atletas mais pequeninas, que se portaram condignamente com óptimos resultados apesar da sua tenra idade.

Em Dezembro de 2008, realizamos o Festival de Patinagem Artística dos Leões de Porto Salvo, subordinado ao tema “Um País – Portugal”, que encheu o pavilhão com mais de 1000 espectadores, agraciados com um espectáculo de grande beleza, onde se exibiram mais de 75 atletas, ainda com a presença, a destacar como convidados especiais, o par Campeão Mundial de Patinagem Artística, Venerucci/Matteo Guarise ao som da cantora convidada Joana Marques.

Em termos individuais, de destacar, a nossa atleta Carolina Andrade, que em representação de Portugal, esteve presente no Campeonato da Europa que se realizou no mês de Agosto 2009 em França. Obteve, ainda os títulos de Campeã Nacional e Distrital de Juvenis, em figuras obrigatórias e livres.

E, de realçar igualmente a prestação das jovens patinadoras, Inês Nogueira, Campeã Distrital escalão de Bambis, em figuras livres e a Bruna Silva, medalha de bronze, Campeonato Distrital de Jovens Valores – escalão de Bambis, em figuras obrigatórias. O nosso patinador, João Sousa, conquistou o 3º lugar, no Campeonato Distrital de Iniciados, em figuras obrigatórias e livres.

Colectivamente, fomos Campeões Nacionais e Distritais de Juvenis e Campeões Distritais no escalão de jovens valores – Bambis.

É uma modalidade em grande expansão, dado o número de inscrições que se tem vindo a verificar nas classes de iniciação, é já uma das maiores Escolas de Formação da modalidade, no nosso País.

Atletismo

Esta secção foi dinamizada pela presença do novo Director Sr. Agostinho Lucas, que iniciou a temporada 2007/2008 com mais de 80 atletas em representação do nosso clube, a disputar o Troféu da Corrida das Localidades e outras provas de estrada que se disputaram pelo País fora.

Colectivamente obtivemos a melhor classificação de sempre no Troféu Corrida das Localidades, o 3º lugar, assim como um conjunto significativo de classificações individuais honrosas nesta prova e nas demais corridas que os nossos atletas disputaram no ano de 2008.

No ano de 2009 conquistamos no 26º Troféu Corrida das Localidades da CMO, o 4º lugar colectivo.

O habitual Grande Prémio de Atletismo dos Leões de Porto Salvo, decorreu como tradicionalmente no mês de Maio de 2008 e 2009, integrado nos festejos do nosso aniversário e contou com a participação nas duas provas de mais de 400 atletas.

Karaté

Modalidade já com alguns anos no nosso clube, que levou um novo incentivo em 2008, essencialmente nos escalões jovens, não estando ainda envolvidos em competições oficiais. 

No ano de 2009 foi estabelecido uma parceria coma empresa Fitlife, o que permitiu esta modalidade crescer, podendo treinar a horários nobres, aumentando significativamente o número de participantes, nas mais variadas idades. Os atletas, no entanto, representam sempre o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo nas provas oficiais em que estão presentes.

Jogos de Sala e Jogos Tradicionais

Actividade que é caracterizada essencialmente pelo convívio dos sócios “Seniores” do Clube.

Diariamente reúnem-se para a prática de partidas de cartas, dominó, damas e xadrez, entre outras. Organizamos durante o ano, diversos torneios, que motivaram o convívio e a socialização dos mais idosos e sobretudo uma actividade mental tão necessária nestas idades.

Destaca-se que a nível do concelho a realização do Troféu de Xadrez dos Leões de Porto Salvo, integrado no Circuito de Xadrez organizado pela Câmara Municipal de Oeiras, e que teve lugar em Maio de 2008 e 2009.

Em colaboração com a Associação Pro-Atlântico, integrado na Semana do Idoso foi promovido um Torneio de Sueca, que decorreu nas nossas instalações, ao longo da tarde, com a participação de muitos seniores das diversas localidades do Concelho de Oeiras.

Ténis de Mesa

Em 2009 foi criada uma nova modalidade no nosso Clube, o Ténis de Mesa.

Através da dinâmica e disponibilidade de um dos nossos sócios fundadores, O José Proença, antigo participante da modalidade, lançou o desafio na Direcção, tendo sido muito bem aceite, estando ainda no começo mas em franca expansão. Vemos todos os dias aumentar o número de adeptos.

Montanhismo e Caravanismo

Secção recente na colectividade, é uma actividade dirigida a todos aqueles que gostam de actividades ao ar livre e contacto com a natureza, onde é divulgado aos sócios as actividades que podem conhecer e participar através dos eventos promovidos pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com provas ao longo de todo o ano.

O nosso Clube proporciona aos sócios de poderem tirar ou renovar as suas cartas de Campismo Nacionais e Internacionais assim como cartas de Montanheiro.

Outros Eventos

As gravações da série “Morangos com Açúcar” continuaram a ser feitas nosso pavilhão durante o ano de 2008.

Cedemos a partir de 2009, semanalmente as instalações do Clube, para o projecto da Câmara Municipal de Oeiras “Mexa-se Mais” para Seniores com mais de 55 anos, permitindo deste modo a prática desportiva a um maior número de cidadãos de camadas menos jovens.

Ainda em articulação com a Câmara de Oeiras disponibilizamos em 2009, dois dias por mês, uma sala para pólo de extensão do Gabinete de Apoio Local ao Imigrante, onde um número alargado de imigrantes poderão passar vir tratar de assuntos relacionados com a sua condição.

Em Maio 2009, o nosso Clube foi escolhido para a realização de um evento internacional, a cerimónia de abertura do “Special Olympics” que contou com a participação de selecções nacionais de 18 países. A tocha olímpica, foi recebida e acesa no nosso pavilhão, pela conceituada atleta portuguesa olímpica, Rosa Mota. Estiveram presentes diversas individualidades representativas do panorama político, social e desportivo, nacional e internacional.

Julho, 2008/2009, foi o mês que a empresa Fitlife, entidade que explora a gestão do ginásio que funciona dentro do nosso Complexo Social e Desportivo, escolheu para fazer as suas festas de aniversário, tendo animado o nosso espaço com as diversas exibições de inúmeras modalidades, praticadas pelos seus associados. São momentos de muito agrado, para todos os presentes, dando a conhecer outro tipo de modalidades, que não só as oferecidas pelo nosso Clube.

Também em Julho, o nosso Clube, cedeu o Complexo à Paroquia da Nossa Senhora de Porto Salvo, para poder realizar no seu espaço as celebrações religiosas, inseridas nas festividades desta nossa Padroeira.

No final de Julho 2008/2009, foram feitas as habituais festas de encerramento do escalão de Futsal escolas/escolinhas com diversos jogos entre os jovens e pais, sempre muito divertido para todos os assistentes. Encerrados com o habitual jantar de convívio.

Em Agosto, pelo 9º e 10º ano consecutivos das Férias Desportivas, realizaram-se no nosso Complexo Desportivo com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e Junta de Freguesia de Porto Salvo. Ocupação de tempos livres durante as férias escolares onde cerca de 90 jovens de bairros mais carenciados, procuram uma forma de ocupação, sendo acompanhados por 3 monitores da colectividade. 

Novembro é sempre um mês de muita actividade desportiva, e em 2008 com a realização da Gala do Desporto Oeiras, organizada pela Câmara Municipal de Oeiras, foram premiados os atletas e colectividades do Concelho que mais se destacaram durante a época desportiva e onde a nossa atleta e actual treinadora da modalidade de Patinagem Artística, Liliana Andrade, foi distinguida pelas classificações obtidas a nível nacional e internacional.

Também foi distinguido, o nosso dirigente, treinador de Futsal, João Ferreira, no âmbito do Prémio Municipal de Espírito Desportivo.

Ao longo de 2008 e 2009, continuamos a ter uma grande aderência ao projecto “Projecto 2001 Associações/Internet para Todos” em colaboração com a Confederação de Colectividades de Cultura e Recreio, estando os Postos de Internet permanentemente ocupados com afluência de jovens desde os 6 até aos 80 anos, proporcionado acesso á Internet livre e gratuita.

A Cooperativa São Pedro, realizou no nosso Complexo Social e Desportivo durante o mês de Novembro de 2008 e de 2009, as Olimpíadas para atletas com deficiências motoras e mentais.

Durante os meses de Novembro e Dezembro de 2009 tivemos vários eventos no campo cultural e musical tais como a actuação, do Conjunto “Os Útopicos”, Sessão de Poesia com “Santos Zoio”, a actuação musical do “Trio Odemira” e do Grupo Coral “Viva Voz”.

Ainda em Dezembro, tanto em 2008 como 2009, a Junta de Freguesia de Porto Salvo, realizou no nosso pavilhão, o Jantar de Natal dos Avós, onde estiveram presentes mais de 400 avós, que proporcionaram momentos invulgares de convívio, boa disposição e solidariedade.

Foram ainda realizadas as Festas de Natal dos Leões de Porto Salvo, em 2008 e 2009, dirigida a todos os atletas e familiares, onde contamos com o profissionalismo do grupo de magia Mandrake, e em 2009 também com a actuação do Grupo Coral dos Antigos Alunos do Liceu de Oeiras, os “Viva Voz”.

Levamos a efeito em 2009, pela 1ª vez, o Banco de Recolha de Bens e Donativos, com vista a podermos dar um contributo simples mas mais solidário aos mais carenciados na época Natalícia. Foram doados anonimamente, por quem se quis associar a esta iniciativa um enorme conjunto de bens materiais e monetários que foram entregues ao Centro Social Nossa Senhora de Porto Salvo, que depois foram distribuídos por esta entidade pelos diversos bairros sociais da freguesia de Porto salvo.

2010

2010, foi um ano de grande actividade social e cultural e de excelência ao nível dos resultados desportivos para o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo.

Ao longo de 2010, comemoramos com a realização de diversas iniciativas, o Dia da Mulher, o Dia do Pai, o Dia Mundial da Criança, O Dia dos Avós, levamos ainda a efeito um conjunto de actividades, como ”Serões ao Pé de Casa” que contou com a presença do Grupo de Jograis do Atlântico e o Grupo Oeiras Verde, acompanhados à guitarra clássica por Paulo Villas de Freitas.

Em Abril, realizou-se o Torneio de “Sueca” integrado no programa da “Semana do Idoso” organizado pela ProAtlântico em parceria com o CRLPS, dirigido a todos os idosos do Concelho de Oeiras, tendo sido disputado por “jovens” masculinos e femininos, proporcionando uma excelente tarde de convívio a todos os participantes.

Maio de 2010, celebrou-se o 40º aniversário dos Leões de Porto Salvo, com um vasto e variado programa de actividades e acontecimentos, tais como: concurso de fotografia “Vamos Ilustrar Porto Salvo”, uma actividade cívica “Vamos Limpar Porto Salvo”, Serão de Contos e Poesia com o Grupo Jograis do Atlântico, um Almoço de Convívio que contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre sócios, directores, treinadores, atletas e familiares, que puderam presenciar um espectáculo de Sevilhanas e Flamengo “Fiesta y Olé”, à entrega de troféus e distinções a atletas e dirigentes, à actuação das nossas classes de Karaté e Patinagem Artística e ainda a vários jogos de Futsal com os nossos escalões de Escolas e Juniores.

No âmbito das comemorações do 40º aniversário, realizou-se o Grande Prémio de Atletismo dos Leões de Porto Salvo, integrado 27º Troféu da Corrida das Localidades da CMO que contou com a participação de 500 atletas, entre os quais nos fizemos representar com 89 atletas do CRLPS, conseguindo vencer a prova colectiva. Disputou-se ainda, o Troféu de Xadrez integrado no Circuito de Xadrez organizado pela CMO.

Este aniversário ficou ainda assinalado pelo lançamento do novo site dos Leões de Porto Salvo no espaço cibernético, assente na mais recente tecnologia, a Web 2.0, com a adesão às redes sociais e potenciando o futuro da nossa instituição.

Em Julho, foi criado e lançado, o Clube do Leo , espaço na Internet com muitos jogos interactivos, didácticos e de  entretenimento, on line, dirigidos aos mais jovens da nossa colectividade.

Ao longo de 2010, que de forma activa a participativa realizamos um conjunto de iniciativas e acções sociais, culturais e desportivas no âmbito do Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social, que teve o seu ponto alto, no dia 06 de Outubro, com as “24 horas contra a Pobreza e Exclusão Social”

A Cooperativa de São Pedro (Cércis) realizou no nosso complexo desportivo, as Olimpíadas para Atletas com deficiência mental e motora.

Ao longo de 2010, o nosso clube disponibilizou, uma das suas salas, à CMO para o Gabinete de Apoio ao Imigrante, afim os imigrantes locais, poderem tratar de assuntos relacionados com a sua condição.

Em Dezembro, e há semelhança do já realizado ano anterior, mais uma vez levamos a efeito a criação dum Banco de Recolha de Bens e Donativos, destinados às famílias mais carenciadas da freguesia de Porto Salvo. Todos os donativos foram posteriormente entregues ao cuidado do Centro Social e Paroquial que se encarregou da sua distribuição pelos mais necessitados. Mais uma vez esta iniciativa foi um êxito e que a todos os voluntários e a doadores que nela participaram deixou muito felizes.

Atendendo à época natalícia, realizou-se a também já habitual, Festa de Natal dos Leões de Porto Salvo dirigida principalmente a todos os nossos mais jovens atletas. Contou com muita animação e actividades de índole social e desportiva, que foram abrilhantadas com a presença da nossa mascote, o Leo, do Pai Natal e com a actuação de um duo de palhaços, tendo no final ocorrido a distribuição de presentes aos participantes dos vários concursos lançados, “Uma Carta ao Pai Natal”, terminando com um lanche de confraternização para encerrar um ano glorioso para a nossa colectividade.

Atletismo

A modalidade de Atletismo, começou logo bem o ano, estando presente no Crosse de Alcoitão prova integrada no Troféu de Cascais e em que os nossos atletas conseguiram os primeiros lugares nas categorias de M50, M55 e M60, entre outras classificações.

No Grande Prémio “Fim da Europa” prova realizada pela Câmara Municipal de Sintra, o CRLPS classificou-se em 2º lugar colectivamente.

Na corrida “Circuito José Afonso”organizado pela Junta Freguesia de Grândola, o CRLPS classificou-se num honroso 4º lugar colectivo, sendo esta uma prova que registou a participação de muitos atletas e clubes do nosso país.

Na prova organizada pela Associação Desportiva Real Academia de Mem Martins, a nossa participação foi de 22 atletas e o CRLPS classificou-se colectivamente no 3º lugar.

Na Corrida da Árvore, em Monsanto, o atleta do CRLPS Paulo Ramos acompanhante de um invisual classificaram-se no 4º lugar da geral e em 1º lugar do escalão, proporcionando assim o apuramento para a Maratona de Paris.

Na Corrida de Montanha em Manteigas, Penhas Douradas organizada pelo CCD da Câmara Municipal de Manteigas, o nosso atleta Elite Rodrigues classificou-se num óptimo 6º lugar do escalão Sénior.

Na III Milha de São Marcos “Sandra Teixeira”, o CRLPS fez-se representar por 18 atletas que classificaram o clube em 2º lugar.

Na Corrida do Metro realizada em Abril organizada pelo Metropolitano de Lisboa, o CRLPS fez-se representar por 47 atletas tendo conseguido uma excelente classificação, o 2º lugar por equipas.

O 10º Grande Prémio “Rui Silva”, no Cartaxo foi vencido colectivamente pelo CRPLS, devido às excelentes prestações individuais realizadas pelos nossos atletas.

Na 29ª Corrida Internacional do 1º de Maio, prova organizada pela CGTP, o CRLPS se fez representar com 28 atletas conseguindo o 4º lugar colectivo.

No 17º GP Vendas Novas, organizado pela Câmara Municipal Vendas Novas fizemo-nos representar por 10 atletas conseguindo o 2º lugar da classificação colectiva.

No 1º Grande Prémio Casal de Cambra/Sintra foram 12 os atletas inscritos, que se classificaram no 5º lugar colectivo.

Grande Prémio Atletismo Rio de Mouro, organizado pela Junta de Freguesia local, participa com 23 atletas e foi conseguido o 2º lugar colectivo.

Corrida Destak III, representado por 26 atletas, o CRLPS venceu colectivamente esta prova, através dos excelentes resultados dos seus atletas.

A prova 20km Almeirim teve uma participação de 9 atletas dos Leões tendo conseguido o 4º lugar colectivo.

Grande Prémio XXII Cruz da Picada de Évora contou com a participação de 10 atletas do CRLPS classificando-se no 7º lugar colectivo.

GP Atletismo “Cândido de Oliveira” com a participação de 41 atletas do nosso clube. Esta importante prova foi excelente para os nossos atletas que proporcionaram ao CRLPS o 1º lugar colectivo.

Na 4ªCorrida Luzia Dias, estivemos representados por 21 altetas que pontuaram para a classificação colectiva por clubes, o 1º lugar.

Na Corrida de São Silvestre do Crato o CRLPS fez-se representar por 2 corredores, tendo a atleta Verónica Scutaru obtido o 4º lugar da geral feminina, e o atleta Prodius Roman vencido a corrida.

No final do calendário do 27º troféu de Oeiras “Corrida das Localidades”, organizado pela Câmara Municipal de Oeiras, foram diversas as provas e honrosos lugares individuais conseguidos pelos nossos atletas, tendo em termos colectivos obtido a melhor classificação de sempre, um excelente 2º lugar.

Os nossos atletas nesta modalidade fizeram-se representar nas mais diversas zonas do país participando e levando o nome do CRLPS, em muitas outras provas, angariando muitos outros prémios individuais e colectivos de excelência.

Patinagem Artistica

O Campeonato Distrital de Figuras Obrigatórias realizou-se em Março de 2010, no Pavilhão da Sociedade Recreativa Santa Susana Pobral, onde a atleta Carolina Andrade se sagrou Campeã distrital no escalão de Juniores. No escalão de cadetes, o nosso patinador João Sousa sagrou-se Vice-Campeão Distrital. Com os excelentes resultados conseguidos por estes e outros atletas, dos diversos escalões, o CRLPS obteve o título de campeão distrital por equipas de Juniores. Os atletas Carolina Andrade, João Sous

Grupo Cultural de Atletismo dos Navegadores de Porto Salvo foi Fundado em 19 de Junho de 2009, por Manuel Jesus Teixeira Ferreira, de forma promover actividades para as crianças e jovens do Bairro dos Navegadores.

Começando por atletismo, e se propagando para outros desportos como,  xadrez, ténis de mesa, petanca e futsal; e culturais recreativas como dança e teatro.

O começo…
Clube criado a pensar na ocupação dos jovens atletas dos Navegadores, jovens com enorme potencial em varias modalidades desportivas, procura desenvolver as habilidades daqueles jovens, de forma a alcançarem o máximo de rendimento nos desportos que mais gostam. O Grupo Cultural Atletismo Navegadores de Porto Salvo só espera animo e vontade em praticar desporto, procurando desenvolver um grupo de companheirismo e amizade, que permita o desenvolvimento de grandes homens e mulheres no futuro.
Rancho Folclórico
“Os Rancheiros”
Rua Carlos Paião, n.º 23,
Vila Fria, 2740-028 Porto Salvo
Telef. 214218030 / 962331683
HISTORIAL

O Grupo Cultural de Vila Fria iniciou a sua actividade na Festa de Nª Srª Imaculada Conceição, a 08 de Dezembro de 1982, no entanto, teve origem numa festa de encerramento de catequese organizada em Junho desse ano na qual foram representadas pequenas peças de teatro e algumas danças populares.

Em 06.02.1984 foi lavrada escritura e os seus estatutos foram publicados no Diário da República a 02.03.1984.
O rancho adquiriu a denominação de “Os Rancheiros” devido a uma tradição centenária que entretanto se perdeu.
Os rancheiros, ou romeiros, eram grupos de pessoas que se deslocavam em romaria à igreja de Nossa Senhora de Porto Salvo dançando e cantando as modas da sua terra.
É formado essencialmente por jovens e o seu repertório apresenta danças e cantares de todo o país.

Os trajes representam as diversas regiões de Portugal e o traje de rancheiro é apresentado como alusão à tradição.

Desde a sua fundação o rancho folclórico é ensaiado pela Dna Odete Varanda, que tem sido a força e a alma deste rancho.

O Rancho tem actuado de Norte a Sul do país, sendo uma habitual presença em diversos festivais de folclore.

Em 1997 deslocou-se em digressão aos Açores onde actuou em várias ilhas do arquipélago, em 1998 foi um dos ranchos convidados para participar na Exposição Mundial de Lisboa, em 1999 participou na Gala Internacional de Folclore de Mangualde e em 2001 organizou a Iª Gala Internacional de Folclore de Vila Fria. Participou ainda no anúncio publicitário “Ligue” da Antena1, ilustrando a música popular portuguesa.

A actividade do Grupo Cultural de Vila Fria não se resume apenas ao seu rancho folclórico, participa anualmente no Desfile de Marchas Populares do Concelho de Oeiras e tem ainda em actividade vários “ateliês” de dança, canto, musica e ginástica. Participa anualmente na Mostra de Teatro Amador do Concelho de Oeiras, com o seu grupo cénico “Oficina de Teatro”.
Durante todos estes anos a associação funcionou em instalações cedidas por diversas entidades oficiais e particulares. Em dia 07 de Julho de 2000, o Senhor Dr. Isaltino Morais, à época Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, inaugurou a nova sede social desta associação, cuja construção foi totalmente financiada por esta edilidade.
Grupo de Folclore As Lavadeiras da Ribeira da Lage

O Grupo de Folclore As Lavadeiras da Ribeira da Lage está sedeado no lugar da Lage, freguesia de Porto Salvo e concelho de Oeiras. Nascido em 1978, fruto de uma pequena brincadeira que apenas pretendia criar uma marcha popular, acabou por constituir-se como associação, dois anos mais tarde, em Agosto de 1980.

Posteriormente iniciou o processo de recolha de etnográfica da região de Oeiras, estudo que se mantém até aos dias de hoje, e que é transmitido em palco de forma dançada, cantada e representada.

Este grupo tem como principal objetivo preservar a tradição Saloia desta região envolvente á Ribeira da Lage e dos locais por onde ela passa, através dos seus trajes e algumas danças. Surge em particular destaque a Lavadeira, que pelo facto de se deslocar á capital com frequência, viria a tornar-se a mais emblemática figura saloia.

 

A fundação ocorreu a 18 de Junho de 1970, por António Cunha, António Nunes, João Oliveira, Manuel Pirralhas. Mário Delunay e Manuel Santos. A sua atividade principal é o futebol de 11. O Grupo encontra-se inscrito no INATEL e na F.P.C.C.R. Para além do futebol, o Grupo dedica-se ao atletismo e ginástica. Quanto a atividades recreativas, destaca-se o cinema, excursionismo e o folclore.

O GRCDL nasceu precisamente a 20 de Abril de 1974, estando a revolução prestes a desencadear-se, sem que os seus instituidores sonhassem com tal. Em 1982 a coletividade fundiu-se com um grupo desportivo já existente, mantendo uma estreita ligação com a comissão de festas da localidade. Iniciaram a sua atividade desportiva com futebol 11 e atletismo, tendo a sua primeira sede num anexo da capela de Leião.



R DE ANTONIO SARDINHA 1B, 1B, 2740-017

PORTO SALVO OEIRAS

 

A ProAtlântico é uma Associação Juvenil sem fins lucrativos fundada em 2001 em Oeiras, Porto Salvo. A ProAtlântico desenvolve atividades de índole social, cultural, recreativa e desportiva com crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, essencialmente como forma de ocupação de tempos livres.
As atividades desenvolvidas pela Associação estão assentes no trabalho em parceria com diversas instituições e no voluntariado juvenil, através do qual os jovens podem ter a oportunidade de adquirir competências importantes para a sua formação pessoal, social e profissional.
Projetos em Portugal:
Infância:
– Asas (atividades em instituições de acolhimento)
– Explicar-te (apoio escolar em instituições de acolhimento)
– Espaço Jovem (atividades culturais e criativas diversas num espaço aberto à comunidade)
Juventude:
– Asas (atividades em instituições de acolhimento para crianças e jovens)
– Explicar-te (apoio escolar em instituições de acolhimento)
– Espaço Jovem (atividades culturais e criativas diversas num espaço aberto à comunidade)
– Cidadania e Voluntariado (sensibilização em escolas sobre voluntariado e cidadania)
Terceira Idade:
– Projeto Viva + (colónias de férias, passagem de ano, piquenique, semana do idoso, etc.)
Deficiência:
– Amigos para Sempre (atividades em instituições para pessoas com deficiência)
Outros:
– Informática para Todos
– Banco Voluntariado Jovem
– Apoio Logístico

O Rancho Folclórico Flores da Beira foi fundado em 1 de Maio de 1987 no Bairro do Casal da Choca, em Porto Salvo, no Conselho de Oeiras.

Por vontade dos seus fundadores, este Rancho representa a região do Vale de Lafões, Serra do Caramulo, local de onde são oriundos, de resto, tal como grande parte dos Habitantes do Bairro.

Ao longo dos seus Vinte anos de existência, este Rancho já representou os usos e costumes lafonenses em centenas de festivais de folclores, nacionais e internacionais, festas e romarias, de Norte a Sul de Portugal Continental, no Luxemburgo (em Abril de 1996), a convite da comunidade portuguesa aí radicada, em França (em Abril de 2000), em intercâmbio cultural com o grupo de folclore Lous Veilladours Limosins de Clairmont-Ferrand, na Ilha da Madeira (em Agosto de 2003) e na Catalunha (Ponte Vedra ) em Julho de 2006.

Efectuou o registo áudio do seu repertório musical em duas cassetes e conta com participação em dois programas de televisão.

Os trajes de trabalho, domingueiros e de romaria são confeccionados de chita, algodão, linho, seda, merino, armur, lã, casteleta, burel e cotim, constituindo reproduções, o mais fieis possível, da indumentária do início do século passado daquela região, caracterizada pela predominância dos tons sóbrios, onde os lenços de merino e os padrões floridos das blusas, conferem uma nota de cor.
Dos trajes mais característicos da região destacam-se a capucha de burel loira ou preta e a palhoça de juncos, agasalhos usados para protecção contra os rigores climatéricos da região serrana.
Todos os figurinos são complementados com adereços ou instrumentos de trabalho representativos das actividades quotidianas da época.

O repertório do Grupo corresponde a uma reconstituição, por via da tradição oral, das danças e cantares da região do Vale de Lafões e é composto por modas de roda, viras, valsas e marchas.

E é assim que este Grupo, constituído por cerca de 45 elementos, revive os usos e os costumes idos do Vale de Lafões, num trabalho contínuo de pesquisa dos aspectos mais genuínos da cultura da região, de que são fonte os mais idosos daí naturais.

A Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, fundada em 15 de Novembro de 1914, é detentora de um magnífico historial, que se confunde com o da terra que a viu nascer; por isso, é usual afirmar-se que embora a história da SIMPS esteja dispersa por vários documentos, está sobretudo gravada na memória de todos os sócios que passaram por esta colectividade mas também, na acção de todos os dirigentes que trabalham em prol do interesse da comunidade envolvente. 

A SIMPS foi fundada inicialmente sob a designação de Grupo Musical Recreativo Portosalvense. Em 1931, passou a ter o nome de Grupo de Instrução Musical de Porto Salvo.

Em 25 de Novembro de 1934 foi inaugurada a primeira Escola Primária da localidade, construída pelos sócios da SIMPS, com o apoio do Governo Civil de Lisboa.

Em 1936, durante a Exposição Industrial, Agrícola e Pecuária de Oeiras exibiu-se o Rancho da Desfolhada, cujo poema é representativo desta Sociedade.

Ao longo dos anos, a SIMPS tem participado em todos os eventos mais representativos da freguesia de Porto Salvo, desde a inauguração da luz eléctrica nesta localidade; ao início da carreira de autocarros entre Paço d’Arcos – Porto Salvo – Cacém, bem como outros nas localidades vizinhas.

Em 1941 foi inaugurada a actual sede com o seu salão de baile, onde actuou pela primeira vez o Conjunto da SIMPS, de nome “O SÓLIDÓ”.

Ao longo de quase um século de existência, a SIMPS tem desenvolvido várias actividades, entre estas destacam-se: o Badmington, o Andebol Feminino, a Ginástica, o Ballet, o Karaté, as Danças de Salão, contudo, é a Música que desde a sua fundação, tem merecido um lugar de relevo não só através da sua escola de música mas, sobretudo, devido à actividade da sua prestigiada Banda Filarmónica.