Clássicos na Escola – CULTURA NA ESCOLA PARA TODOS!

Clássicos na Escola – CULTURA NA ESCOLA PARA TODOS!

O projeto Clássicos na Escola realizará um ciclo de 7 eventos destacando a chamada “música clássica” no âmbito da música de câmara. Apresentar-se-ão nos vários ensaios e concertos a realizar em escolas, formações distintas que irão desde o duo ao quinteto, e que representarão todas as famílias de instrumentos: cordas, incluindo o piano e a harpa, sopros, tanto madeiras como metais, e ainda as percussões.

Em cada escola será realizado um ensaio e um concerto, sendo atribuído um único ensemble musical a cada ensaio e concerto realizado no estabelecimento de ensino:

  • um ensaio geral dedicado em exclusivo à comunidade escolar, este ensaio será apresentado pelos músicos, promovendo a salutar e informal convivência entre músicos e jovens ouvintes, irá contar com a marcante presença de um convidado ligado ao desporto de alta competição visando desta forma criar ainda uma maior empatia e ligação junto do público, e fazendo o paralelismo entre as duas atividades aparentemente tão diferentes, mas observando um pouco, tão semelhantes.
  • um concerto aberto ao público em geral, de entrada livre, visando, especialmente, a população da freguesia em que a escola está inserida, embora ambicione a possibilidade de haver público que adira a todo o ciclo. O estabelecimento escolar acabará, também, por abrir as suas portas a toda a comunidade. Estes concertos são comentados informalmente, pelos músicos.

O objetivo principal deste projeto é, sem dúvida, a criação e recuperação de público, promovendo o hábito de audição deste género musical, demonstrando-o como acessível a todos, recorrendo para tal a vinte e um músicos de várias gerações, verdadeiramente excecionais, tanto pessoalmente, como artisticamente (solistas de várias orquestras e agrupamentos de câmara, premiados nacional e internacionalmente, referências incontornáveis no seu instrumento), e a quatro jovens instrumentistas e a uma compositora, todas com formação superior, que representam o futuro dos músicos nacionais.

Aqui Por Si